Entrevista Newsletter - Joaquim Carlos Júnior



Joaquim Carlos de Sousa Júnior, Mecânico BMW Top Car Chapecó
 

Uma vida com propósito
 

Joaquim Carlos de Sousa Júnior, o nome é longo, mas faz jus ao tamanho do orgulho que nosso técnico automotivo tem do pai de quem herdou não só o nome, como também princípios e integridade.

Natural de São Paulo, capital, veio para Santa Catarina para uma oportunidade do Grupo Top Car. Hoje ele é o único Técnico HVT formado em Chapecó, essa formação lhe confere conhecimento para trabalhar nos modelos híbridos e elétricos. Na sua história profissional lá se vão 27 anos de mecânica automotiva.

 

“Tive muita sorte no meu trabalho sempre pude atuar com modelos de alto padrão. Fiz minha primeira formação lá no SENAI com 14 anos, na época se chamava aprendiz de mecânico. E devo agradecer ao meu pai, porque tive a oportunidade de ingressar nessa carreira em função dele. Ele era profissional do transporte urbano e como benefício poderia indicar alguém para uma formação. E fui eu a pessoa que ele indicou, sua confiança em mim, me rendeu um futuro e uma profissão que me realiza e traz satisfação. Uma profissão que instiga minha curiosidade, minha lógica e meu conhecimento diariamente e me dá a oportunidade de aprender mais”, comenta Joaquim.

 

Quando criança ele era daqueles meninos que desmontavam os carrinhos elétricos e de fricção para ver como funcionava, não foi difícil para ele incorporar essa habilidade no seu dia a dia profissional. Certamente, acrescido de muito conhecimento e raciocínio lógico, afinal agora já não são pequenos brinquedos, mas um universo de peças interligadas e cada vez mais tecnológicas. Na sua trajetória iniciou como mecânico da Volvo, depois trabalhou na única concessionária Jaguar em São Paulo, sua experiência lhe rendeu uma vaga na montadora Jaguar Land Rover como suporte técnico das concessionárias, oportunidade que o aproximou do Grupo Top Car. Algum tempo depois, veio a proposta para atuar na nova loja Top Car Jaguar Land Rover de Balneário Camboriú. Uma mudança de vida para o estado catarinense, foram dois anos na unidade de Balneário e seis anos na unidade de Chapecó onde chegou a Chefe de Oficina. Nos últimos dois anos passou a integrar a equipe da BMW Top Car em Chapecó,  e foi na marca bávara que teve acesso a mais de 30 formações voltada para o futuro da mecânica automotiva.

 

Quando chegou neste Estado de longa costa para o Atlântico conheceu Márcia Alves, na época ele estava em Balneário e quando veio a oportunidade para Chapecó, decidiu que o casamento era, sem dúvida, a melhor opção pois sabia que para que sua mudança fosse completa, Márcia estaria incluída.

 

“Sou muito grato a minha esposa, assim como meu pai, ela acreditou em mim e deixou tudo o que ela havia conquistado para iniciar uma vida comigo em Chapecó. Hoje minha esposa tem um showroom de acessórios femininos feitos com pedras naturais e admiro sua capacidade administrativa, fico contente nos finais de semana em poder contribuir com alguma melhoria ou estratégia para melhorar nosso pequeno negócio de família. A cada ano, nos unimos mais e estar em casa com ela fazendo um churrasco ou tomando um chimarrão com os amigos gaúchos, que temos por aqui, me faz muito feliz. Sem jamais esquecer nosso pequeno filho pet, o Caramelo que nos acompanha em praticamente tudo que fazemos. Somos engajados na igreja, e apoiamos o grupo de Ação Social. Auxiliamos 25 famílias em situação vulnerável, não só com suas necessidades materiais, mas no atendimento amoroso e motivacional. Aqui na Top Car fizemos um Natal solidário destinado a estas famílias e transformamos a noite de Natal deles, nossos colegas se engajaram e o resultado foi incrível” lembra.

 

Joaquim sem dúvida é uma das pessoas mais organizadas na sua linha de raciocínio que entrevistamos para esta News. Quando perguntado sobre suas metas, ele prontamente respondeu a curto, médio e longo prazo. A curto prazo seu foco está na premiação do concurso promovido pela BMW que levará os 8 melhores para o México e posteriormente os dois finalistas para os Estados Unidos. Se engana quem pensa que só as viagens pagas motivam Joaquim, imaginar qual conteúdo será incluído nos testes e o tamanho do aprendizado que vem com a busca do conhecimento, o motiva tanto quanto a viagem.

 

A médio prazo, nosso técnico anseia por um novo cargo de liderança e a longo prazo inclui a crença que tem na mobilidade elétrica e já desenha um negócio de futuro voltado para o setor e que inclui entretenimento. Mas carrega com ele a vontade de partilhar conhecimento e inclui nos seus projetos retribuir ao SENAI a oportunidade dada ao menino Joaquim. Entre as coisas que mais gosta de fazer está o ensinar, compartilhar conhecimento. Atualmente, ele já integra o quadro de palestrantes convidados de tecnologia automotiva nos cursos do SENAI que é sem dúvida, o maior complexo de educação profissional da indústria.

 

E como diria o pensador: Trabalhar com um propósito torna tudo mais prazeroso!