Audi apresentou no Salão do Automóvel de Xangai o novo carro conceito A6 e-tron



O Audi A6 representa a marca em um dos segmentos de maior volume no mundo há várias décadas. Seu antecessor, o Audi 100, esteve no mercado de 1968 até 1994, quando o A6 foi introduzido e se apresentou em diversas carrocerias: Sedan, Avant, Allroad e, depois, como Sportback – apresentado no A7. O Audi A6 possui ainda longa tradição em sistemas eletrificados: em 2011 em uma versão totalmente híbrida e atualmente com o Audi A6 TFSIe, que fez sua estreia em 2019 como híbrido plug-in e autonomia em modo 100% elétrico de até 91 quilômetros de acordo com ciclo WLTP.

 

O novo conceito Audi A6 e-tron exibido no Salão do Automóvel de Xangai 2021, no entanto, utiliza exclusivamente energia elétrica e, ao mesmo tempo, representa um conceito de design totalmente novo, projetado como um Sportback: seus traços são uma amostra dos futuros modelos da Audi e fornecem indicações claras de quão dinâmica e elegante será a classe de luxo elétrica da marca.

 

Por sua vez, a tecnologia PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi, garantirá que o design futurista seja traduzido em desempenho e dinamismo para o dia-a-dia. Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, um Audi A6 e-tron deverá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) no futuro – e as versões mais potentes completarão 0-100 km/h em menos de quatro segundos.

 

O design do conceito Audi A6 e-tron

Na parte frontal fica nítido que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca. Uma característica única é a grande grade Singleframe fechada, que é limitada na parte inferior por entradas de ar profundas para resfriar o motor elétrico, bateria e freios. Os encaixes dos faróis estendem-se para os lados, ressaltando a arquitetura alinhada horizontalmente da carroceria do veículo.

 

Os atraentes arcos das rodas quattro acentuam com eficácia a largura da carroceria e são integrados nas superfícies laterais. Os arcos são conectados pela área da bateria esculpida na parte inferior da lateral, que é destacado com uma linha preta – um elemento de design que agora é marca registrada dos veículos elétricos da Audi. Também típicos dos modelos Audi e-tron são os retrovisores virtuais externos, com câmeras no lugar dos espelhos.

 

Na traseira, a influência do túnel de vento é inconfundível. A extremidade superior é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional. E na seção inferior, a saída de ar generosamente dimensionada do difusor está integrada na área do spoiler. Este elemento canaliza o ar que flui embaixo do veículo para reduzir a turbulência.

 

“Heliosilver” é o nome da cor do Audi A6 e-tron concept. Além de sua aparência de tirar o fôlego, a tinta oferece benefícios técnicos que reduzem o consumo de energia, porque ela pode refletir uma porcentagem significativa da radiação térmica na luz solar, reduzindo a quantidade de energia que entra na carroceria e em seu interior. O resultado é que, em muitas situações, os ocupantes não precisam utilizar o ar-condicionado para manter um nível de conforto constante – o que é um dos principais fatores que impactam no consumo de energia além do motor elétrico. Isso beneficia a autonomia do veículo e a redução da pegada de CO2 a cada quilômetro e mesmo quando parado em semáforos.

 

Faróis que projetam um videogame na parede

A equipe de designers e desenvolvedores de iluminação da Audi mais uma vez fizeram um trabalho incrível. Os faróis LED Digital Matrix alcançam uma qualidade quase cinematográfica. Se, por exemplo, o Audi A6 e-tron concept for estacionado em frente a uma parede durante um intervalo para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem passar o tempo jogando um videogame: em vez de em uma pequena tela no cockpit, eles verão as imagens do jogo projetadas na parede – os jogadores controlam o jogo pelo próprio smartphone. E até o jogo em si é um produto Audi – os designers da Audi o conceberam e desenvolveram especialmente para Audi A6 e-tron concept.

 

Nas laterais, três pequenos projetores de LED de alta resolução são integrados em cada porta do veículo, transformando o solo abaixo deles em um palco quando elas são abertas. Pequenos efeitos de iluminação dinâmicos estendidos cumprimentam os ocupantes com mensagens em seu próprio idioma. Como a combinação de recursos de segurança e design sempre foi importante para a Audi, os pequenos projetores de alta resolução também exibem símbolos de aviso no solo – por exemplo, para avisar o motociclista que a porta do carro está prestes a abrir.

 

Outros quatro projetores de LED de alta resolução – discretamente integrados nos cantos do veículo – geram projeções de sinal de mudança de direção. As projeções ao redor do veículo permitem que seu alcance de comunicação seja estendido além do próprio carro pela primeira vez. Com a ajuda da conectividade inteligente no veículo, o A6 e-tron concept fornece informações para outros usuários da estrada com sinais visuais.

 

A traseira do carro conceito apresenta uma nova geração de elementos OLED digitais que, como uma faixa contínua de luzes, atuam como uma tela. Eles também podem ser usados ​​para criar variações personalizáveis ​​quase ilimitadas de assinaturas de luz digital e visores de iluminação dinâmicos que podem ser adaptados ao gosto do cliente. Além disso, podem aumentar significativamente o nível de segurança nas estradas do futuro.

 

Aerodinâmica

Com base em suas dimensões, o conceito Audi A6 e-tron é claramente um representante da classe de luxo – 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, incluindo o design fastback típico da marca, fica claro que este modelo foi concebido em um túnel de vento.

 

A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na longa história de sucesso da Audi na classe de luxo. Na época em que foi lançado, o Audi 100 era o campeão de aerodinâmica em todas as classes, com um de coeficiente de arrasto de 0,30, o que o tornou lendário. Com suas linhas fluidas, a terceira geração do Audi 100 também revolucionou e transformou profundamente o design automotivo na classe de luxo, que até então era altamente conservadora.

 

Agora o Audi A6 e-tron concept está escrevendo um novo capítulo nesta história de sucesso ao apresentar coeficiente de arrasto de apenas 0,22. A resistência aerodinâmica mínima se traduz em menor consumo de energia e, portanto, autonomia ampliada. Ao mesmo tempo, o ajuste fino no túnel de vento resultou mais uma vez em um design com excepcional elegância e harmonia até o último detalhe.

 

Carregamento rápido, autonomia elevada

O coração da tecnologia de acionamento do Audi A6 e-tron concept – e de todos os futuros modelos PPE – é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Como no Audi e-tron GT, o sistema garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Esta revolucionária tecnologia entrará nos segmentos de alto volume de gama média e luxo da PPE pela primeira vez.

 

Com ela, será possível tempos de carregamento que chegam perto de uma parada para reabastecer um carro movido por um motor convencional: apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria a um nível suficiente para mais de 300 quilômetros – a bateria de 100 kWh carrega 5% a 80% em menos de 25 minutos. Juntamente com uma autonomia de mais de 700 km – dependendo da versão – o Audi A6 e-tron concept é perfeito para as necessidades do dia a dia, desde passeios curtos até viagens mais longas nas férias.

 

Em termos de dinâmica de direção, os dois motores elétricos do conceito Audi A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. Graças ao alto torque disponível desde a primeira pisada, mesmo as versões de entrada do conceito Audi A6 e-tron projetadas para maior eficiência irão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. E nos modelos topo de linha e de alto desempenho, esse tempo pode ser reduzido para menos de quatro segundos.

 

As rodas dianteiras do Audi A6 e-tron concept são conectadas por meio de um eixo five link especialmente otimizado para veículos elétricos, com um eixo de múltiplos braços na parte traseira. O carro-conceito apresenta suspensão a ar com amortecedores adaptáveis.

 

PPE: a nova plataforma para veículos elétricos

A Premium Platform Electric, ou PPE, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. Este sistema está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG. Os primeiros veículos Audi construídos na plataforma serão apresentados a partir do segundo semestre de 2022.

 

O elemento chave da futura frota de veículos nascidos na PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que no A6 e-tron concept armazena cerca de 100 kWh de energia. O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria. Isso significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica e plana, como o conceito Audi A6 e-tron, sem qualquer alteração na arquitetura básica.

 

O tamanho da bateria e da base dos veículos PPE são variáveis, tornando-os adequados para uso em diferentes segmentos de mercado. Os ocupantes dos futuros modelos com a plataforma se beneficiarão da longa distância entre eixos, que se traduz em um interior mais longo e mais espaço para as pernas em ambas as fileiras de bancos – um benefício importante em todos os segmentos. Além disso, os veículos elétricos também são geralmente mais espaçosos graças à ausência do túnel de transmissão, que simplesmente não é necessário em veículos elétricos.

 

Mesmo sem o túnel de transmissão, os clientes da Audi terão o sistema de tração quattro, marca registrada da Audi. A futura gama de modelos PPE incluirá versões com um motor elétrico montado em cada eixo usando um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda e atingir um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e eficiência energética. A família e-tron também incluirá versões básicas otimizadas para consumo mínimo e autonomia máxima – neste caso, a propulsão virá de um único motor elétrico montado no eixo traseiro.

 

Com a PPE, os veículos elétricos passarão a ser atraentes também para os clientes que preferem segmentos além do SUV – como o Sportback, por exemplo, que é característico da marca e que o Audi A6 e-tron concept traz em primeira mão. Como resultado, a Audi pode efetivamente expandir a gama de veículos elétricos em seu portfólio e as economias de escala permitirão que esta tecnologia da classe de luxo e várias versões de modelos sejam incorporados a uma ampla linha de produtos sem igual no mercado premium.

 

Por último, o consumo da frota e as emissões de CO2 também se beneficiam. Em resumo, a PPE garantirá que a rápida transformação da empresa em direção à mobilidade elétrica por meio de volume e variedade se tornará mais uma história de sucesso da Audi.

 

Mais imagens podem ser encontradas no link: https://www.audi-mediacenter.com/en/presskits/audi-at-auto-shanghai-2021-13867